joaoelderenativafm: A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Terça - Feira Dia 20 De Março De 2012

22ª Sessão do 1º Periodo da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura

Minha Rádios sua Rádio - Aumente o volume

Quantos dias já se passaram de 2017

Quantos dias faltam para 2018

terça-feira, 20 de março de 2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Terça - Feira Dia 20 De Março De 2012

Quantas Penas Coloridas Um Pavão Tem ???
Falando Um Pouco Mais Sobre Essa Ave
Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.
A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.

Dimorfismo sexual

Macho (pavão): pescoço azul, com longas penas na cauda (o pavão bombom é a ave com a maior cauda do mundo, e o Pavão Sedentario é o pavão que possui o pescoço mais longo). Fêmea (pavoa): pescoço com um tom verde, com resto das penas cinza. Portanto, o pavão é um animal que apresenta dimorfismo sexual acentuado. Incubação: 27 a 28 dias.
 O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda 


Um pavão (em inglês) sem penas é como um rei sem ­coroa, um tigre (em inglês) sem listras, um cowboy sem botas. O pavão macho por muito tempo simbolizou beleza, realeza e vaidade. Como muitas aves machos, a aparência do pavão brilha mais que a da pavoa recatada e ele exibe suas famosas penas para enlouquecer as fêmeas.
Mas todo ano, no fim do verão, o pavão sacode a cauda e toda aquela plumagem maravilhosa vai caindo aos poucos. Esse processo, chamado de muda, é comum na vida da maioria dos pássaros. As penas podem envelhecer e perder sua funcionalidade, e como elas não se auto-regeneram, com o tempo acabam sendo inteiramente substituídas

O pavão macho perde suas gloriosas penas anualmente

Esse processo de muda é o mesmo tipo de mudança biológica que ocorre quando as cobras trocam de pele. Os hormônios estimulam o início do processo, programado para depois do período de acasalamento, levando em conta a energia necessária para o crescimento das novas penas [fonte: Cornell Laboratory of Ornithology (em inglês)]. Em aproximadamente sete meses - a tempo para o próximo período de acasalamento - as plumas do pavão nascerão novamente, mais longas e cheias. A cauda atinge o ponto máximo de desenvolvimento por volta dos seis anos [fonte: Hopkins (em inglês)]. Na verdade, as penas de um pavão adulto podem chegar a mais de 1,5 m de comprimento [fonte: National Zoo (em inglês)]. Devido ao aumento de tamanho das penas, o pavão é um dos maiores pássaros que existe. No entanto, quando as penas velhas caem, as pessoas não se desfazem delas. Remontando aos fenícios durante o período bíblico, o pavão foi tirado de seu habitat natural na Índia e países vizinhos e levado para residências reais [fonte: National Zoo (em inglês)]. Espécies diferentes de pavão apresentam coloração azul, verde, branca, marrom clara ou roxa, mas o pássaro azul e verde da Índia é o mais comum. Lá, ele não é apenas o pássaro nacionalmente protegido, mas é também considerado sagrado dentro da religião hindu. Mesmo nos dias de hoje, os criadores de pavão guardam as mudas para vendê-las enquanto há procura dessas penas pelas indústrias de decoração e moda.

A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

Nenhum comentário: